Álbum de casamento customizado

Álbum de casamento customizado

Álbum final

A noiva, desde muito antes de se casar, possuía um álbum, com uma capa  muito bonita e interessante, dourada e cheia de arabescos, meio era vitoriana, meio Luís XV.  Tinha até uma janela oval no centro, protegida por um vidro. O álbum nunca havia sido usado, e ela nos perguntou se poderíamos utilizar esta capa em seu álbum de casamento.

Detalhe da capa

Nós topamos. Vimos que o funcionamento do álbum era tipo o dos álbuns normais que se compra em lojas, cujas folhas são seguradas por parafusos transversais. A primeira idéia foi de aproveitar as folhas internas, e manter esse mecanismo. Mas logo apareceram grandes perrengues adversidades. Dentre eles, a fragilidade do sistema, e o fato de que o álbum agora teria mais páginas do que  tinha originalmente. O miolo original, então, cascou fora.

Manuseio

Gostei tanto de fotografar o álbum finalizado, que quase fiz um álbum só de fotos desse álbum!

Então, como fazer um novo miolo em que as folhas tivessem uma seção flexível, como tinham as folhas originais, que tinham tarjas de plástico? Procuramos várias formas, e todas comprometiam em algum aspecto a estética ou funcionalidade do álbum. Até que eu me esbarrei com o Chico. O Chico, gente finíssima,  trabalha na Belo Álbum.

Lombada

Detalhe da lombada recuada, e do encaixe da capa antiga sobre a nova, que serve como suporte.

Fiquei sabendo do serviço dele por um post aleatório no flickr, cheio de elogios, falando que ele fazia o melhor álbum de BH. E ele propôs a solução mais simples, e perfeita: ao invés de construir o funcionamento do álbum em função da capa, fazer o contrário – construir um álbum tradicional e adaptar a capa antiga sobre ele.  Isso envolvia um recuo na lombada que aumentou o formato da página. Ficou com 33x33cm.

Álbum aberto

E mesmo não tendo feito a página dupla inteiriça, a distância entre as duas páginas é minúscula.

Então, no fim das contas, este álbum nasceu bem diferente. O formato da página é fora do padrão, a imagem da capa é menor que as do miolo, a capa foi customizada… Tudo sob medida, o bichinho é mesmo um filho único. Apesar de tudo, o álbum se manteve funcional – as páginas se abrem a 180 graus e o manuseio é perfeito.

Meus agradecimentos à Julie e ao Alexandre, os noivos, por terem confiado em nós nessa experiência de estréia. E ao Chico, pelo excelente trabalho.

Arquivado em : Produtos da Lira , Trabalhos da Lira

1 Comentário


  • Ficou lindíssimo! Parabéns!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>